.

Telefone/WhatsApp: (67) 4042-7440

O uso de Drone cresce no Brasil


O uso de drone cresce cada vez mais com o passar do tempo. No Brasil eles são usados de forma recreativa, na construção civil, agronegócio dentre outras áreas. É possível perceber que embora ainda seja muito usado para divertimento, o negócio de drones possibilita um amplo leque 

De acordo com os dados mais recentes disponibilizados pela Agência Nacional de Aviação Civil, a ANAC, o número de drones no Brasil triplicou. Em 2017 o número oficial era de doze mil drones em funcionamento, em 2018 o número subiu para trinta mil drones. Conforme aponta a Agência, o uso destes aparelhos são de maioria recreativos,  tendo aumentado 172% nos últimos meses, enquanto o uso profissional teve um aumento significativo de 126%.

No Brasil, hoje, o estado que mais tem drones registrados é São Paulo, com 14.325 aeronaves registradas. Logo em seguida vem os estados de Rio de Janeiro (5.280 drones), Minas Gerais (3.636 registros) e Paraná (2.546 unidades). Já o estado que tem a menor quantidade de drones registrados é o Acre, com apenas 46 drones registrados.

Em comparação a prática de drones no país que lidera o ranking de uso, o Estados Unidos, no país norte-americano deve-se respeitar algumas regras de uso. Assim como no Brasil, por exemplo, os voos nos quais os operadores estão em contato visual com os aparelhos são para drones que pesam até 25 quilos e que alçam voo até 122 metros de altura. Para voos mais altos somente em áreas abertas e, nesse caso, as aeronaves devem permanecer a 120 metros de distância de qualquer prédio ou estrutura.

Um dos fatores que impulsionaram esse aumento no Brasil é o fato da formação de grupos de condutores de drone, que nos últimos anos se multiplicaram Brasil a fora. Esta prática melhorou a disseminação de informações a respeito dos equipamentos, além de difundir os diversos usos do drone, seja para uso recreativo ou até mesmo de segurança.