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Qual o alcance dos drones e os tipos de drones?


Existem dois critérios para estipular o alcance máximo de um drone.

O primeiro e mais importante é o alcance máximo legal, ou seja, a altura e distância máximas que você poderá operar um drone dentro da legislação vigente em seu País.

O segundo e a capacidade de operação do rádio que pode variar de acordo com a localidade, mais em média os Drones mais populares chegam a 7KM, porém em grandes centros onde existe interferências de outras frequências como torres de comunicação de rádio, tv e Celular esta distância pode cair bastante.

A alcance também leva em conta a bateria que pode várias de 20 a 30 minutos nos modelos mais populares, porém o vento e um fator determinante para este tempo de bateria pois o Drone vai ter um consumo maior de energia para vencer a barreira do vento e conseguir uma estabilização melhor.

Aqui no Brasil o Drone foi regulamentado em 05 de Maio de 2017 e publicado pela ANAC através do ICA 100-40 que fala sobre: Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas e o Acesso ao Espaço Aéreo Brasileiro.

Download do regulamento ANAC

CLASSIFICAÇÃO DOS DRONES

Os drones de uso comercial, corporativo ou experimental (RPA) foram categorizadas em três classes, de acordo com o peso máximo de decolagem do equipamento.

  • Drones com mais de 150 quilos
  • Drones com peso entre 25 e 150 quilos
  • Drones com mais de 250 gramas e menos de 25 quilos

Pela regra geral, os drones com mais de 250g só poderão voar em áreas distantes de terceiros (no mínimo 30 metros horizontais), sob total responsabilidade do piloto operador e conforme regras de utilização do espaço aéreo do DECEA. Caso exista uma barreira de proteção entre o equipamento e as pessoas a distância especificada não precisa ser observada.

Para voar com drones com mais de 250g perto de pessoas é necessário que elas concordem previamente com a operação, ou seja, a pessoa precisa saber e concordar com o voo daquele equipamento nas proximidades onde se encontra.

Idade mínima para pilotagem

Para pilotar aeronaves não tripuladas RPA, os pilotos remotos e observadores (que auxiliam o piloto remoto sem operar o equipamento) devem ter no mínimo 18 anos. Para pilotar aeromodelos não há limite mínimo de idade.

Tipos de Operação com Drone

Operação BVLOS – Operação na qual o piloto não consegue manter o drone dentro de seu alcance visual, mesmo com a ajuda de um observador.

Operação VLOS – Operação na qual o piloto mantém o contato visual direto com o drone (sem auxílio de lentes ou outros equipamentos).

Operação EVLOS – Operação na qual o piloto remoto só é capaz de manter contato visual direto com o drone com auxílio de lentes ou de outros equipamentos e precisa do auxílio de observadores de drone.
Documentos obrigatórios durante as operações

Nas operações realizadas com aeronaves não tripuladas (aeromodelos e RPA) com peso máximo de decolagem superior a 250g, os operadores deverão portar documentos obrigatórios. Dentre eles estão o manual de voo, documento de avaliação de risco e apólice de seguro.

Seguro RETA (Responsabilidade Civil do Explorador ou Transportador Aéreo)

É obrigatório possuir seguro com cobertura contra danos a terceiros nas operações de aeronaves não tripuladas de uso não recreativo acima de 250g (exceto as operações de aeronaves pertencentes a entidades controladas pelo Estado).
Uso de drones por órgãos de segurança pública

As operações de drone por órgãos de segurança pública, de polícia, de fiscalização tributária e aduaneira, de combate a vetores de transmissão de doenças de defesa civil e do corpo de bombeiros, ou de operador a serviço de um desses, são permitidas pela ANAC sem observar os critérios de distanciamento das áreas distantes de terceiros. Essas operações devem ocorrer sob total responsabilidade do órgão ou operador e possuir avaliação de risco operacional. Devem também obedecer as regras de utilização do espaço aéreo estabelecidas pelo DECEA.

IMPORTANTE!
As operações totalmente autônomas desses equipamentos, ou seja, naquelas onde o piloto remoto não é capaz de intervir, continuam proibidas no país. Essas operações diferem-se das automatizadas, nas quais o piloto remoto pode interferir em qualquer ponto.

O Fluxo abaixo faz um resumo de como funciona o processo do ICA 100-40:



Principais perguntas frequentes: