.

Telefone/WhatsApp: (67) 4042-7440

10 erros comuns que podem causar problemas nos drones


“As pessoas tendem a tirar o Drone da caixa e realizar o primeiro voo sem nem mesmo abrir o manual”, diz Eduardo Mammana, experiente instrutor do Curso de Pilotagem de Drones da Futuriste. Esta realidade da falta de informação e treinamento acaba causando uma série de problemas nos drones, por isso, vamos falar sobre 10 erros comuns que podem causar problemas nos drones.  

 

1 – Má fixação das hélices

Solução: Coloque em um checklist de pré voo a verificação das hélices.

 

2 – Configuração incorreta do Return to Home

Solução: Configure o RTH do seu Drone para pelo menos 100 metros de altura.

 

3 – Pouso automático em local errado

Solução: Sempre cancele o pouso automático e o RTH quando o Drone chegar em algum ponto visual ou o sinal for retomado. Faça o pouso manualmente.

 

4 – Voando para trás ou lateralmente com FPV

Solução: Antes de fazer uma manobra lateral ou para trás, mantenha-se na mesma altura e faça um giro 360° com o stick do Yaw observando tudo que tem ao seu redor. Desta maneira se tiver algum obstáculo você já consegue antecipar o risco da manobra.

 

5 – Meteorologia

Solução: Acompanhe sites de meteorologia e respeite os limites de resistência ao vento especificados pelos fabricantes. Em caso de chuva repentina, recolha rapidamente o seu Drone e seque-o o mais rápido possível com um pano seco, sem utilizar secadores de cabelo. Caso o vilão seja o vento, faça movimentos perpendiculares a ele, ou seja, tentando cortá-lo e evitando voar totalmente contra a corrente de ar.

 

6 – Interferência Magnética

Solução: Afaste seu Drone imediatamente do local onde há o aviso de campo magnético ou erro de bússola. Realize nova calibração das bússolas e do IMU do Drone sempre que sofrer influência de um campo magnético.

 

7 – Voos indoor

Solução: Leia sempre o manual do seu Drone e faça o primeiro teste em um local aberto e com bastante espaço para que você tenha tempo de ação caso algo saia errado. Contenha sua ansiedade!

 

8 – Esquecer de remover ou de colocar o protetor de gimbal

Solução: Insira no seu checklist de pré voo a retirada da trava do gimbal ou coloque uma fita amarrada no gimbal, que te faça lembrar que não dá pra iniciar o drone sem retirar a proteção.

 

9 – Presumir que o sensores de visão estão ligados e funcionando

Solução: Há duas maneiras de verificar o funcionamento dos sensores, sendo que a primeira é pelos LEDs de status do Drone (parte traseira) que ficarão piscando lentamente em verde, caso esteja em modo GPS ou ficarão piscando lentamente em amarelo caso esteja sem GPS. O outro jeito de verificar é pelo DJI GO 4, que possui um ícone de status dos sensores de visão.

 

10 – Presumir que o sensor de obstáculo pode detectar qualquer coisa

Solução: Faça um voo seguro e nunca dependa totalmente dos componentes e sistemas de segurança do seu Drone. Um piloto experiente evita riscos que possam colocar a prova o bom funcionamento da aeronave.

 

Curso de Drone

A melhor forma de impedir que seu drone caia ou tenha problemas, é investir um pouco de tempo e dinheiro na sua capacitação, além de ler sempre o manual de seu drone e fazer um checklist do que precisa cuidar para que ele funcione corretamente e sem problemas.

 

referência: futuriste

 

Entre em contato

A Noar Drone é uma produtora que trabalha com fotografias e filmagens aéreas com drones em Campo Grande – MS.

Ficou interessado? Entre em contato pelo telefone: +55 67 9134-9411