.

Telefone/WhatsApp: (67) 4042-7440

DJI Mavic 3: O melhor drone do mundo para fotos


DJI Mavic 3: O MELHOR drone do MUNDO para FOTOS! Veja e comprove

O drone DJI Mavic 3 foi lançado no inicio de novembro, trazendo como um de seus maiores atrativos o conjunto com duas câmeras usando tecnologia da Hasselblad, renomada empresa do ramo de produtos para profissionais de fotografia e vídeo. Nesse artigo eu vou mostrar como o drone Mavic 3 se sai em fotos nos mais variados tipos de cenários.

Mavic 3 e Mavic 3 Cine:
– Câmera principal com sensor de 4/3 polegadas, 20MP, FOV 84º, 24mm, abertura variável f/2.8 até f/11, bitrate de 200Mbps
– Câmera principal com gravação de vídeos em resolução 5.1K 50FPS, 4K 120FPS, 1080p 200FPS
– Suporte a arquivos em formato RAW (DNG)

– Câmera secundária tele com sensor de 1/2 polegadas, 12MP, FOV 15º, 162mm e abertura fixa de f/4.4
– Câmera secundária com gravação de vídeos em resolução 4K 30FPS e 1080p 30FPS com zoom digital de 4 vezes
– A câmera secundária não suporta fotos em formato RAW (DNG)

Configurações manuais e filtros ND
O Mavic 3 é um drone que traz uma câmera muito versátil para amantes de fotografia. Isso que dizer que ela diferente das câmeras presentes na maioria dos drones, possibilita que usuários avançados consigam tirar o máximo de qualidade dependendo a iluminação e cenário. A abertura variável que vai de f/2.8 até f/11 associada a outras características da câmera proporciona brincar bastante com a iluminação, fazendo fotos a noite com rastro de luz por exemplo, que ficam muito bonitas e certamente teremos em breve aqui e na review final do drone.

Outra coisa é que o combo Fly More e também no Cine Premium trazem filtros ND junto. O combo Fly More tem um kit com 4 filtros, já o combo Cine Premium tem no total 8 filtros. Esses filtros são importantes principalmente para fotos de dia, possibilitando controlar melhor a entrada de iluminação e consequentemente mudando consideravelmente o resultado final das fotos. Um exemplo de fotos possível com filtro ND é o efeito esfumaçado de agua durante o dia. Sendo bem sincero, acho que algumas dessas funções nem deveriam mais precisar de filtros, esse próprio exemplo das fotos esfumaçadas já deveria ter sido aplicado por software. Smartphones intermediários já trazem essa função, logo a DJI e outras marcas deveriam pensar nisso, porque pode render fotos bem legais de forma mais fácil, sem necessidade de uso de filtros.

O Mavic 3 tem zoom Óptico de 7x?
Uma informação que alguns canais e sites tem falado é que o Mavic 3 tem zoom óptico de 7x, mas tem pontos importantes a ser destacado referente a essa informação. Abaixo a explicação de forma bem clara que o Jacson deu em nosso vídeo de unbopxing.

Aparentemente a DJI optou por não usar a expressão zoom óptico de 7X por essa não ser uma medida flexível no Mavic 3, não existe possibilidade de zoom óptico variável no drone.

Importante explicar que a capacidade de zoom de uma lente se calcula dividindo a maior distância focal de uma lente pela menor, sempre tendo em mente um sensor de 35mm (tamanho de uma película), ou Full Frame. Logo, uma lente 24-70, por exemplo, teria aproximadamente 3X de zoom óptico. Uma 12-60 teria 5X de zoom óptico e aí por diante. Ou seja, na verdade isso não é um número exato de quanto a imagem está mais próxima de você, mas sim do potencial de aproximação da lente considerando o range que a lente cobre.

No caso do Mavic 3, ele não possui uma lente com distância focal variável, mas sim duas lentes fixas: 24mm (câmera principal) e 162mm(câmera tele), logo os 7X de zoom óptico seriam a divisão entre essas duas distâncias, o que significa que se você usar a telefoto, consegue capturar uma cena mais fechada, porém aproximando 7 vezes o objeto fotografado. Por isso tem gente dizendo que ele tem 7X de zoom óptico, porque é o que se tem na prática.

A diferença é que em uma lente com distância focal variável como uma 24-70, qualquer distância entre 24mm e 70mm se captura com “zoom óptico”, devido ao trabalho do conjunto óptico disponível na lente, enquanto no Mavic 3, não. Ali você tem 24mm e 162mm, são lentes fixas, qualquer outra distância focal precisa apelar para o zoom digital. A DJI alega ter “28X de zoom híbrido” por aparentemente combinar as duas câmeras no processo e, apesar de eles não explicarem ao certo, a câmera principal tem zoom digital de 4X, combinado com os 162mm da telefoto que seriam equivalente a 7X de zoom óptico nesse conjunto, em multiplicando ambas (7X e 4X) vc chega aos 28X de zoom híbrido.

So pra complementar, em uma Full Frame, (ou película de 35mm), uma lente de 43mm captaria a distância que o olho humano enxerga. Dentre as lentes fixas, a lente de 50mm é a mais próxima dessa distância focal. Vale destacar ainda que o Mavic 2 Zoom tem zoom óptico 2X por trazer uma lente 24-48mm).


Características sobre o funcionamento das câmeras
Uma informação bem importante é que não é possível alternar diretamente entre a câmera principal para a câmera tele, leia-se do 1X para o zoom 7X, sendo necessário pular entre todos os modos até chegar ao modo desejado, ou seja, para ir do 1X até o 7X, é necessário passar pelo 2X e 4X antes, e depois para voltar ao 1X será necessário passar pelo 14X e 28X. Talvez em uma futura atualização do app DJI Fly seja possível ir diretamente do 1X para o 7X, ou mesmo definir um botão com essa função.

Também não é possível gravar simultaneamente com as duas câmeras, nem tirar fotos enquanto grava um vídeo. O drone Autel EVO II Pro tem essa função e é bem interessante, já que não precisa parar de gravar um vídeo para tirar fotos. É outra funcionalidade que pode vir associada a uma futura atualização.

OBS.: Apenas o drone Mavic 3 Cine suporta gravação de vídeos em formato ProRes 422HQ, apesar do sistema de câmera ser idêntico no Mavic 3 e Mavic 3 Cine.

Entre em contato

A Noar Drone é uma produtora que trabalha com fotografias e filmagens aéreas com drones em Campo Grande – MS.

Ficou interessado? Entre em contato pelo telefone: +55 67 9134-9411

fonte: mundo conectado