.

Telefone/WhatsApp: (67) 4042-7440

Drones de visão noturna | DJI Enterprise câmeras térmicas


Empresas e Agências de segurança e equipes de inspeção usam drones todos os dias para auxiliá-los em suas missões, pois a tecnologia reduz custo, risco e traz agilidade. Essas câmeras aéreas altamente móveis podem ser implantadas em minutos para cobrir terrenos vastos e desafiadores com maior rapidez e eficácia do que as ferramentas terrestres convencionais. Esse recurso está provando ser uma grande vantagem para quem precisa de todas as informações para tomar as decisões corretas. A maioria das operações de busca e salvamento de emergência, ocorre à noite, quando a visibilidade é mínima. Para fornecer uma margem adicional de segurança e reconhecimento imediato de cenas noturnas a DJI desenvolveu drones com recursos de visão noturna.

 

O que é tecnologia de visão noturna?

A visão humana é limitada a uma pequena seção do espectro eletromagnético conhecida como luz visível. Outras porções do espectro – rádio, infravermelho, ultravioleta, raios X, raios gama – não podem ser percebidas a olho nu. Uma câmera, por outro lado, pode captar diferentes comprimentos de onda de luz se estiver equipada com os sensores certos.

Visão noturna significa a capacidade de ver em ambientes escuros e com pouca luz. Diferentes tecnologias possibilitam a visão noturna, sendo as mais comuns a imagem térmica para ambientes de pouca luz.

Imagem térmica

A imagem térmica funciona detectando a energia térmica, ou assinatura de calor, que é emitida naturalmente por objetos animados e inanimados. As câmeras térmicas abrigam um sistema de lentes e sensores altamente sofisticados que permitem a passagem de frequências infravermelhas invisíveis para que a temperatura da superfície de um objeto possa ser medida. Os dados resultantes são usados pelo processador de imagem para criar o que é conhecido como termograma ou mapa de cores exibindo diferentes valores de temperatura. A noite, depois que o sol se põe, as temperaturas do solo e do ambiente esfriam, enquanto os corpos ou objetos ficam mais quentes. É essa diferença térmica que é detectável, o que torna os drones térmicos uma importante solução de visão noturna. Embora altamente sensíveis, as câmeras térmicas podem ser afetadas por vários fatores, como a hora do dia, as condições da superfície e a refletividade de um objeto.

 

Uma imagem de amostra das câmeras termais utilizadas

Sensores Starlight Os sensores de baixa luminosidade funcionam com o princípio de coletar quaisquer pequenas quantidades de luz disponíveis de fontes e amplificá-la para obter uma melhor visão. No passado, as câmeras de visão noturna com sensores de luz usavam uma tecnologia chamada aprimoramento de imagem optoeletrônica. Aqui, a luz passaria por uma série de lentes e um tubo intensificador de imagem que converteria os fótons recebidos em elétrons. Esses elétrons atingiriam uma tela revestida de fósforo, criando as características imagens verdes brilhantes. Os sensores starlight modernos utilizam uma técnica chamada aprimoramento de imagem digital, que é uma versão mais recente da tecnologia tradicional de amplificação de luz. No aprimoramento de imagem digital, um sensor CMOS é usado para converter a luz em sinais digitais. Esses sinais são aprimorados eletronicamente e ampliados várias vezes para maior clareza antes de serem projetados em uma tela como imagens de luz visível.

Os sensores Starlight têm uma abertura mais ampla e velocidade do obturador reduzida para que mais luz possa alcançar a câmera. Os sensores trabalham em conjunto com algoritmos que extinguem o ruído e melhoram a qualidade da imagem. Os drones de visão noturna empregam aprimoramento de imagem digital porque permitem cargas úteis mais compactas, leves e versáteis.

 

Entre em contato

A Noar Drone é uma produtora que trabalha com fotografias e filmagens aéreas com drones em Campo Grande – MS.

Ficou interessado? Entre em contato pelo telefone: +55 67 9134-9411

fonte: drone visual