.

Telefone/WhatsApp: (67) 4042-7440

5 maneiras diferentes de usar o drone 


Apesar do drone ser conhecido popularmente pelo seu uso audiovisual, fotografando e filmando eventos, como aniversários, casamentos e exposições, essa é apenas uma das inúmeras possibilidades. Neste artigo vamos mostrar 5 maneiras diferentes de usar o drone. Aqui você verá os diversos usos do drone em várias áreas de atuação, seja ela comercial, rural ou ambiental.

1)DRONES DE ENTREGA

A Amazon anunciou sua intenção de lançar o “Amazon Prime Air Delivery”, onde será capaz de entregar pacotes de cerca de 02 quilos e meio em menos de 30 minutos. No Brasil o aplicativo iFood lançou a proposta recentemente e até noticiamos aqui no blog. 

Embora tais entregas ainda estejam em andamento, ele tem o potencial de transformar completamente a maneira como recebemos postagens – especialmente se você mora em uma ilha! Mas para isso funcionar no Brasil a legislação deve ser alterada, o que na verdade até acredito que seja viável, pois na atualidade para voar dentro das normas o drone deve estar ao alcance da sua visada sem instrumentos, o chamado voo VLOS.

2)DRONES AGRÍCOLAS

Embora pareça que dois mundos diferentes colidam, os drones e a agricultura parecem ser uma combinação feita no céu. Os drones podem ser usados ​​para aplicar fertilizantes nas plantações de uma maneira muito mais eficiente, precisa e ambientalmente correta do que os tratores. Também é possível que os drones possam ser usados ​​para permitir que os agricultores acompanhem a saúde das culturas e do gado em grandes áreas (pense em ovelhas nas charnecas) e monitorem os níveis de nitrogênio. Quando usado na pulverização de fertilizantes ou materiais específicos os drones substituem boa parte dos aviões que ainda hoje são utilizados para tal serviço.

 

E o melhor de tudo é que a hora de voo dos drones é mais barata e também propicia um melhor aproveitamento do material a ser pulverizado, tendo em vista que os drones podem passar em uma menor altitude e a uma velocidade menor, diminuindo a perda.

3)DRONES  AMBIENTAL

Parece que os drones podem ser qualificados como a maior contribuição da indústria de tecnologia para o meio ambiente no momento em que podem ser utilizados de várias maneiras. Em primeiro lugar, Conservacionistas podem usá-los para monitorar populações de espécies ameaçadas (animais e plantas) de forma não invasiva.

Isso é especialmente útil se a espécie estiver em um terreno de difícil acesso ou difícil – afinal, é muito mais fácil sobrevoar a floresta do que andar por ela! Segundo, os drones tornaram-se uma arma valiosa na detecção da caça furtiva tanto no mar (caça ilegal de baleias, por exemplo) como em terra.

Com o uso de tecnologia de geração de imagens térmicas, os drones podem ser usados ​​para identificar caçadores ilegais durante a noite e permitir que as equipes de segurança entrem imediatamente no local exato. Em terceiro lugar, eles podem ser usados ​​para mapear áreas remotas que anteriormente só foram gravadas através de imagens de satélite com muito mais detalhes.

4) DRONES DE TRÂNSITO

Houve uma certa hesitação em relação ao uso de drones pela polícia do público em geral, uma vez que põe em causa certos direitos à privacidade.

No entanto, existem alguns casos em que são, sem dúvida, muito úteis. Ou seja, para monitorar incidentes de tráfego, obtenha imagens de uma cena de crime e especialmente em um cenário de reféns quando a tecnologia de geração de imagens térmicas puder ser usada para identificar o número de pessoas envolvidas.

No controle do tráfego de uma cidade os drones são de extrema importância, pois podem trazer resultados em tempo real à equipe de controle de tráfego, que pode alterar temporização de sinais de trânsito e eventualmente deslocar uma equipe para atender a alguma necessidade pontual e específica. No Brasil já temos drones sendo utilizados pelas polícias de forma ampla e geral, sendo que aqui no blog já falamos sobre o uso de drones pela PRF.

5)RESGATE EM RIOS E MARES

É possível também o uso de Drones para resgate em rios e mares. O uso para monitoramento de banhistas está se tornando cada vez mais frequente. A primeira ocorrência se deu na Austrália, quando o aparelho foi usado para lançar um aparelho flutuante e salvar a vida de garotos que estavam se afogando em alto Mar.  Embora o uso ainda seja tímido, é possível que ao longo do tempo o uso de drone se torne cada vez mais comum, pois as vantagens são inúmeras, pois poupam o uso de salva-vidas e facilitam o trabalho.