.

Telefone/WhatsApp: (67) 4042-7440

Uso de drones auxilia órgãos públicos de Santa Catarina


Por NSC TV

Drones viram aliados das forças de segurança de SC

Drones viram aliados das forças de segurança de SC

Em Santa Catarina, 89 drones – aeronaves pilotadas de forma remota – ajudam nos trabalhos do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Instituto do Meio Ambiente (IMA) e Defesa Civil. Parte dos aparelhos estava entrando no estado de maneira irregular e foi apreendida. Outros foram comprados pelo governo.

No último ano, a Secretaria de Estado da Fazenda encaminhou as aeronaves para Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. Elas foram usadas na Serra do Corvo Branco, por exemplo, que ficou interditada por causa dos deslizamentos causados pela chuva do início do ano.

Já o Corpo de Bombeiros tem 19 drones em várias regiões catarinenses. No verão, eles sobrevoaram o litoral com boias acopladas para evitar afogamentos. E também são usados em buscas, como o de uma menina de dois anos que desapareceu em Imaruí. O aparelho fazia parte do efetivo que foi encaminhado para a cidade.

Drone usado pela Polícia Militar de Santa Catarina. — Foto: Reprodução/NSC TV

Drone usado pela Polícia Militar de Santa Catarina. — Foto: Reprodução/NSC TV

“Quando eu chego num local de uma ocorrência, consigo já com um drone fazer um levantamento da área, dessa ocorrência, e saber o que me espera ali, o que me espera a equipe”, disse o tenente do Corpo de Bombeiros Pedro Cabral Reis da Silva.

O estado também diz que os drones geraram economia para o governo, apesar de não ter sido feito nenhum calculo específico para isso. No caso do Instituto do Meio Ambiente, por exemplo, os aparelhos ajudam nas inspeções de áreas para o licenciamento ambiental.

“Nós temos vistorias que demandam muito tempo, muita caminhada, muita atividade em campo, e essa demanda, essa carga horária é reduzida”, disse o gerente de Informações Ambientais do IMA, Diego Hemkemeier.

Os drones também viraram aliados da Segurança Pública, já sendo utilizados em grandes eventos, como a Oktoberfest em Blumenau, no Vale do Itajaí, e em ocorrências policiais. Na Policia Militar são 46, adquiridos por meio de convênios dos batalhões e de doações de pessoas e empresas. Os valores giram em torno de R$ 5 mil a R$ 10 mil.

“A gente pode ir a locais inacessíveis, situação que poderia trazer algum perigo para a população e para o policial, que aí o drone vai trazer uma imagem, um vídeo, enfim, que poderá ajudar na questão de segurança pública, declarou o tenente da PM Marcos Rocha Castro.