.

Telefone/WhatsApp: (67) 4042-7440

O papel do drone na segurança industrial


Que o drone tem inúmeras utilidades isso todo mundo já sabe. Mas você sabia que ele também pode ser útil para aumentar a segurança da indústria? Neste post a gente vai conversar sobre como esse aparelho pode ajudar em diversos setores da produção. Atualmente o drone pode produzir imagens de alta qualidade e auxiliar técnicos de segurança, engenheiros e colaboradores.

Algumas saídas para a segurança

Os drones podem ajudar de diversas maneiras a melhorar a segurança de trabalho em fábricas e plantas industriais. Com a inspeção dos ativos sendo feita pelos drones, técnicos e engenheiros podem acessar as informações digitalizadas para tomadas de decisão mais rápidas e mais precisas. O timing correto para focar esforços para a manutenção de uma determinada estrutura que esteja em condições críticas, pode prevenir contra falhas que podem causar acidentes, lesões, mortes e prejuízos incalculáveis na produção.

 

A indústria de óleo e gás tem se beneficiado da utilização de drones para inspeções de suas estruturas e instalações, tanto para acessar locais que antes eram impossíveis ou totalmente insalubres para humanos, quanto para inspecionar, mapear e executar outras funções em áreas de risco.

O piloto do drone fica a salvo em solo, enquanto a aeronave facilmente realiza a inspeção de prédios, tanques, e outras estruturas verticais que antes exigiam equipamento de escalada, andaimes, barcos e interdição das áreas sob inspeção.

Algumas organizações optam pelo modelo de terceirização dos serviços de drones, podendo então focar apenas no seu core business e deixando a execução das inspeções para empresas especializadas em drones. A vantagem deste modelo é não ter de se preocupar com a formação da equipe e curva de aprendizado, compra e manutenção de drones, sensores e acessórios, contratação de seguros e documentação necessária para aeronaves e para cada voo.

Além disso, Utilizar drones diminui ou elimina a necessidade de pessoas terem que correr riscos em situações e estruturas de risco, tais como choques elétricos, gases ou fumaças tóxicas, quedas ou outros riscos relacionados a trabalhar em alturas elevadas.

Por exemplo, ao invés de colocar técnicos inspetores pendurados em helicópteros ou guindastes, sobre linhas de alta tensão, um drone pode simplesmente sobrevoar a área e se aproximar bastante dependendo do modelo, ou utilizar uma câmera com zoom para melhor visualização das condições estruturais de uma torre e da linha viva, até sem correr risco da exposição eletromagnética.

A utilização de drones para inspeção de torres de transmissão de energia ou da rede de distribuição, reduz o risco de incêndio, choque e curtos-circuitos em caso de acidente e os operários não necessitam se arriscar em áreas de difícil acesso, contaminadas ou em espaços confinados.