Em relação ao tamanho do equipamento, o DECEA não faz diferenciação na nomenclatura. A diferença entre RPAS e aeromodelo reside no propósito de uso.
Internacionalmente são utilizados alguns temos como o SUAS (Small Unmanned Aircraft System), sendo uma vertente do UAS.
Entre as classes operacionais de UAS, nós podemos encontrar:
VLL – Very Low Level
Aeronaves Remotamente Pilotadas que operam abaixo de 500ft (pés) de altura, geralmente possuem baixa autonomia (cerca de 20 a 30 minutos).
MALE – Medium Altitude and Long Endurance
Aeronaves Remotamente Pilotadas que alçam voos entre 10.000 e 30.000ft (pés) de altitude e possuem grande autonomia, podendo voar por mais de 15 horas ininterruptamente.
HALE – High Altitude and Long Endurance
Aeronaves Remotamente Pilotadas que alçam voos acima de 30.000ft (pés) de altitude e possuem grande autonomia, podendo voar por mais de 15 horas ininterruptamente.
Atualmente, surgiram os HAPS – High Altitude Pseudo Satellite, Aeronaves Remotamente Pilotadas que alçam voos acima de 60.000 ft (pés), com enorme autonomia, podendo voar por mais de 80 horas, e possuem o objetivo de funcionar como uma repetidora na transmissão de dados, tal qual um satélite.